Espiritualidade como base do ativismo, com Leandro Uchoas

Contact information

We'll send your receipt and other important info to this email.

Order summary

Espiritualidade como base do Ativismo

Espiritualidade como base do ativismo, com Leandro Uchoas

Em todos os países, tem sido cada vez mais recorrente falar em ativismo.

Qual a essência dessa perspectiva?

Entende-se aqui, por ativismo, qualquer ação planejada por um indivíduo ou grupo para fazer avançar, no imaginário coletivo, a reflexão transformadora sobre uma pauta. Ir para a praça pública com um jogo colaborativo, ou parar na esquina para conversar com as pessoas sobre um tema, é ativismo – tanto quanto uma manifestação de rua.

Estudos acadêmicos apontam para a eficiência do ativismo exercido com empatia e acolhimento. Quando tomamos a Espiritualidade como base do ativismo, deixamos o espírito belicoso de lado sem abandonar a importância de se doar, sem concessões, para a pauta. Se o objetivo é interferir no imaginário coletivo, o ativismo será mais eficiente ao propagar suas ideias com gentileza e escuta empática.

Além disso, o bom ativista é aquele que se propõe a mudar a si mesmo para transformar o mundo – e não aquele que quer mudar o mundo para ajustá-lo a si mesmo, porque esse é o ativismo sustentado no ego.

Combata o mal, e não o agente do mal”, disse Gandhi, que chamava seu ativismo de Satyagraha. Para um “satyagrahi”, o agente do mal precisa ser convencido da beleza e pureza de sua pauta. E também precisamos estar abertos a, eventualmente, sermos convencidos pelos nossos adversários de seus argumentos. Nessa conversa, vamos falar sobre o Ativismo Delicado, o Ativismo Espiritual, e tantas outras abordagens de transformação social profunda, promovida a partir do lugar da doçura e da empatia.

GBP 0
Total due GBP 0

There is no charge for this purchase.

All transactions are secured using 256-bit encryption.