Dimensão Visão de Mundo

Visão Geral da Dimensão

Tipo: 100% online

Início: 07 de Outubro de 2024 

Carga horária: 80h (8 semanas) 

Dedicação semanal: 10h ou + 

Facilitação: com tutoria pró-ativa de Marina Dain e Leandro Uchoas


Desenvolvido por:
GE2021_BRAND_LOGOMARK_FICHA (1)

Explore diferentes perspectivas e aprenda a construir uma visão de mundo mais diversa e holística

Estamos vivendo um momento realmente único na história de nossa civilização, enfrentando vários desafios simultâneos e crises convergentes: meio ambiente em deterioração, pandemia, distribuição desigual de recursos, pobreza generalizada, guerras, mudanças climáticas, opressão de muitos povos e insatisfação com a vida, mesmo em países com excesso de riqueza material.
Como entramos nessa bagunça? O que devemos fazer com tudo isso? As coisas têm que ser assim? Por que isso está acontecendo conosco? O que podemos fazer sobre isso?

Para lidar com as questões acima e colaborar no desenvolvimento de uma sociedade com sabedoria e resiliência – mesmo diante de um futuro incerto –, precisamos aprender a questionar nossos pressupostos básicos e a fazer perguntas mais profundas que nos ajudem a transcender e incluir múltiplas perspectivas. 
Ao longo do programa você aprenderá mais sobre a natureza das visões de mundo em geral e, em particular, a mudança na visão de mundo culturalmente dominante que está em andamento; a transformação da consciência no nível pessoal das práticas espirituais; a necessidade de ver a humanidade como parte integrante da natureza se quisermos encontrar soluções de longo prazo para os problemas acima mencionados; a conexão entre a saúde planetária e individual; a prática cotidiana da espiritualidade social e ecologicamente engajada; a relação entre ciência e religião; o poder criativo de visões positivas de nosso futuro comum; e muito mais.

A compreensão destes e outros tópicos é vital para quem deseja contribuir ativamente no que pode ser a maior mudança de visões de mundo em toda a história humana.

Explore diferentes perspectivas e aprenda a construir uma visão de mundo mais diversa e holística

Estamos vivendo um momento realmente único na história de nossa civilização, enfrentando vários desafios simultâneos e crises convergentes: meio ambiente em deterioração, pandemia, distribuição desigual de recursos, pobreza generalizada, guerras, mudanças climáticas, opressão de muitos povos e insatisfação com a vida, mesmo em países com excesso de riqueza material.

Como entramos nessa bagunça? O que devemos fazer com tudo isso? As coisas têm que ser assim? Por que isso está acontecendo conosco? O que podemos fazer sobre isso?

Para lidar com as questões acima e colaborar no desenvolvimento de uma sociedade com sabedoria e resiliência – mesmo diante de um futuro incerto –, precisamos aprender a questionar nossos pressupostos básicos e a fazer perguntas mais profundas que nos ajudem a transcender e incluir múltiplas perspectivas. 

Ao longo do programa você aprenderá mais sobre a natureza das visões de mundo em geral e, em particular, a mudança na visão de mundo culturalmente dominante que está em andamento; a transformação da consciência no nível pessoal das práticas espirituais; a necessidade de ver a humanidade como parte integrante da natureza se quisermos encontrar soluções de longo prazo para os problemas acima mencionados; a conexão entre a saúde planetária e individual; a prática cotidiana da espiritualidade social e ecologicamente engajada; a relação entre ciência e religião; o poder criativo de visões positivas de nosso futuro comum; e muito mais.

A compreensão destes e outros tópicos é vital para quem deseja contribuir ativamente no que pode ser a maior mudança de visões de mundo em toda a história humana.

Visão Geral da Dimensão

Tipo: 100% Online
Início:
3 de Outubro 2022
Carga Horária:
80 horas (8 semanas)
Dedicação Semanal:
10 ou +
Facilitação: Com Facilitadores


Desenvolvido por:
GE2021_BRAND_LOGOMARK_FICHA (1)

GE_WEB_PROG_BRAND_LABELS_GEDS_WV

Objetivos Gerais da Dimensão Visão de Mundo

A Dimensão Visão de Mundo lhe convida a se tornar mais consciente de como nossa própria visão de mundo e sistema de valores influenciam nossas percepções e necessidades e, por sua vez, como isso afeta (ou até determina) a forma como compreendemos a realidade e propomos ou projetamos soluções em qualquer situação.

Ao apreendermos a identificar as diversas perspectivas e sistemas de valores – e colocá-los em contexto uns com os outros, em vez de vê-los como mutuamente exclusivos ou contraditórios – estamos dando o primeiro e importante passo para facilitar diálogos complexos e multissetoriais, sobre os quais dependerá a transição local, regional e global para a sustentabilidade e culturas regenerativas.


Na dimensão Visão de Mundo, abordaremos questões como:

  • Quais as principais características da visão de mundo dominante e como sua disseminação esteve intimamente ligada ao desenvolvimento da ciência ocidental com seu foco no quantificável, mensurável e previsível.
  • De que forma que ao longo do último século, ciências como a física, a teoria do caos e da complexidade, a ciência e a biologia dos sistemas terrestres revelaram uma nova e complexa realidade, fundamentalmente imprevisível, e da qual participamos e intervimos perpetuamente.
  • Quais são algumas das práticas espirituais mais eficientes que foram usadas por agentes de mudança de todo o mundo para se reconectar com a vida natural e buscar a força e sabedoria para potencializar suas atividades e impactos na sociedade.
  • O que é preciso para que um projeto colaborativo seja estruturado com base numa abordagem sistêmica que usa as diferentes perspectivas das várias partes interessadas como uma força evolutiva, em vez de sucumbir ao padrão de tornar isso uma incompatibilidade de atuação conjunta.
  • De que forma podemos utilizar o desenho de sistemas de saúde integral, em nossas vidas, comunidades e organizações, para promover o bem-estar sistêmico e a resiliência em escala local, regional e global.


Na Dimensão Visão de Mundo você aprenderá, por exemplo, a:

  • Utilizar as diferentes visões de mundo como uma força colaborativa, nos ajudando a tomar melhores decisões em nossos projetos. 
  • Estabelecer uma conexão profunda com a natureza através de diferentes metodologias, potencializando nosso senso de lugar e ação biorregional.
  • Propor celebrações ou rituais que fortaleçam os momentos significativos, a egrégora e a comunhão em seus projetos.
  • Incluir práticas de desenvolvimento integral (coração, mente, corpo, espírito, ...) em nossas atividades cotidianas e profissionais.
  • Tornar-se um ativista evolucionário fazendo uso de várias abordagens que apoiam a transformação da consciência pessoal e coletiva. 
  • Fomentar a salutogênese e estilos de vida saudáveis, que tragam cuidados sistêmicos em aspectos de saúde, alimentação, bem-estar físico e psicológico, rede de apoio, etc.
  • Usar a força das práticas espirituais individuais e coletivas como forma também de engajamento para a transformação cultural.


Após realizar este programa, nossos participantes relatam que adquiriram a experiência e a confiança para desempenhar um papel ativo na concepção de sustentabilidade, resiliência e regeneração, tanto pessoal quanto profissionalmente, gerando impacto positivo não importa em que escala estejam atuando, desde projetos pessoais, empreendimentos ecossociais, iniciativas de transição na sociedade civil, setor público ou empresarial.

Além disso, você será capaz de apoiar a si mesmo, e também aos outros, para levar uma vida mais saudável, mais alegre e mais significativa.

GE_WEB_PROG_BRAND_LABELS_COLOR_LINE

Conteúdo do Curso

Módulo 1: Visões de Mundo Holísticas


Iniciamos explorando diferentes formas de conhecer e participar do mundo que moldaram a evolução da cultura ocidental, examinando mais de perto o papel de “organizar ideias” e diferentes modos de consciência em nossa experiência da realidade.


O Módulo 1 explora as seguintes questões:

  • Qual é a narrativa cultural dominante que moldou a visão de mundo que está informando o comportamento da cultura globalizada moderna?
  • Quais são os principais obstáculos ao pensamento holístico e como a abordagem holística da ciência – a ciência goethiana, a nova física e a teoria da complexidade – contribuiu para a transformação gradual da visão de mundo reducionista e mecanicista?
  • Como podemos nos tornar participantes ativos em uma transição global para uma compreensão mais compassiva e biofílica de nossa interdependência com toda a Vida expressa através do design para sistemas completos de saúde e bem-estar para todos?



 

Módulo 2: Reconectando com a Natureza


A cura de muitas das doenças que afligem a natureza e a cultura neste tempo de crises convergentes exige que, em primeiro lugar, resolvamos nossa “crise de percepção” (Fritjof Capra) e reconheçamos nossa interconexão com os sistemas planetários de suporte à vida. Precisamos nos reconectar com a natureza como uma expressão de nosso eu ecológico mais amplo para encontrar uma fonte mais profunda de significado, percepção e força.


O Módulo 2 questiona:

  • De que forma a Ecologia Profunda, a Ecopsicologia, a Teoria de Gaia e a reconexão com a História do Universo de 14 bilhões de anos de evolução cósmica podem nos ajudar a nos reencantar com o mundo novamente?
  • Qual é o papel das tradições de sabedoria indígena e suas tecnologias do sagrado, por exemplo, conselhos, peregrinações e jejuns de visão, em nossa reconexão com a natureza?
  • Como podemos aprender a projetar para a interexistência de maneiras que criem um senso de lugar informado pela ecologia integral e um novo tipo de biorregionalismo cosmopolita?



 

Módulo 3: Transformação da Consciência


O desenvolvimento regenerativo na escala das comunidades ou regiões sempre precisará andar de mãos dadas com o desenvolvimento pessoal dos indivíduos e coletivos envolvidos na facilitação dessa mudança. A comunicação eficaz da sustentabilidade e a facilitação dos diálogos com várias partes interessadas, que são necessários para a inovação transformadora, é apoiada por uma compreensão mais integral das diferentes visões de mundo e sistemas de valores que podemos encontrar em nosso trabalho.


O Módulo 3 aborda as seguintes questões:

  • Como estruturas tais como a Dinâmica Espiral, os Quatro Quadrantes da Teoria Integral e outros modelos de desenvolvimento de consciência e sistemas de valores, nos ajudam a facilitar a integração construtiva de múltiplas perspectivas em diversos grupos?
  • Quais são as semelhanças e diferenças entre espiritualidade e religião, bem como entre diferentes religiões e caminhos espirituais? Como podemos respeitar e valorizar essas diversas perspectivas como contribuições de diferentes tradições?
  • Como cada um de nós pode integrar o desenvolvimento pessoal do coração, da mente, do corpo e do espírito em nossa prática de vida diária de forma a apoiar nosso eu, nossas comunidades e o mundo, em nossos caminhos como ativistas evolucionários?



 

Módulo 4: Saúde Pessoal e Planetária


A cura do eu, da comunidade e do mundo é um foco central de agentes de mudança eficazes em todo o mundo. Projetar para a sustentabilidade e cocriar diversas culturas regenerativas é fundamentalmente sobre design salutogênico (gerador de saúde) para a saúde humana e planetária. Temos que cuidar de nós mesmos e de nossa comunidade para cuidar efetivamente das funções saudáveis do ecossistema e da biosfera, e vice-versa.

No módulo 4, buscamos respostad às seguintes perguntas:

  • Como estilos de vida saudáveis, maior igualdade, coesão da comunidade e o sentimento de pertencimento contribuem para uma compreensão mais holística da saúde?
  • Qual é a conexão de escala entre a saúde humana, ecossistêmica e planetária e quais são as principais restrições a esse padrão que se conecta?
  • Como a compreensão da resiliência pessoal, comunitária e biorregional, como aspectos interconectados da saúde sistêmica, informa nossas ações e projetos?



 

Módulo 5: Espiritualidade Engajada


Nossas visões de mundo e sistemas de valores influenciam nossos comportamentos e julgamentos, e isso resulta em nossos projetos e nos sistemas e processos que estabelecemos. O mundo que criamos ao nosso redor, por sua vez, influencia a forma como vemos o mundo. Juntos, estamos criando um mundo através de nossas intenções, ações e inação. Este módulo explora como podemos nos tornar criativos culturais eficazes, facilitando a mudança transformadora e alavancando o poder das redes locais e globais de mudança por meio da colaboração.

Este módulo convida você a considerar as seguintes questões:

  • Como as diretrizes de Will Keepin para a espiritualidade engajada podem informar uma prática mais eficaz para criativos culturais e facilitadores de transformação e mudança?
  • Que processos existem para nos unirmos em comunidade e vislumbrarmos os futuros que queremos co-criar juntos? Quais são as etapas em tais processos de visão?
  • Existem temas comuns entre as visões existentes de sociedades sustentáveis e culturas regenerativas, e como elas podem informar nosso trabalho individual e coletivo na transição para a era planetária relocalizada?



Tudo isso e muito mais será explorado ao longo dos 5 Módulos do curso, sempre apoiado pela guiança de nossos tutores em  Fórums de diálogo colaborativo, encontros ao vivo por Zoom e uma série de atividades opcionais que irão lhe ajudar a praticar semanalmente o conteúdo estudado!

Veja a seguir um pouco mais de como o curso funciona. 

GE_WEB_PROG_BRAND_LABELS_COLOR_LINE

Metodologia

Cada dimensão possui um rico material didático com cerca de 150 páginas, repleto de referências externas como vídeos, livros e sites para aprofundar o aprendizado. O material didático é oferecido em português, porém links, videos, imagens e outros recursos externos talvez estejam disponíveis apenas em seus idiomas originais.

A metodologia do curso favorece a interação da turma, que estuda em conjunto e constrói o conhecimento colaborativamente, por meio de Fóruns de Diálogo, encontros dinâmicos e ao vivo por videoconferências e diversas outras ferramentas de interação online, criando uma Comunidade de Aprendizagem Viva e ativa entre estudantes e facilitadores.

Ao longo de todo o processo, os participantes recebem acompanhamento individualizado e feedback de seus Facilitadores - profissionais especialistas com vasta experiência no conteúdo que eles facilitam. Existem também várias atividades opcionais (individuais e em grupo), para aprofundar as práticas e partilhar aprendizados.

As dimensões são totalmente online e você fará seus próprios horários de estudo, com exceção das videoconferências ao vivo com os tutores, quase que semanais, mas de participação opcional e que ficarão gravadas caso queira assistir posteriormente. 


A participação ativa e a entrega das atividades exigidas são necessárias para a obtenção da Declaração de Conclusão da Dimensão. Cada dimensão pode ser feita avulsa e ao completar as 4 dimensões de conteúdo (Social, Econômico, Ecológico e Visão de Mundo), você se habilita para realizar o Design Studio (dimensão de trabalho sobre projetos reais dos participantes) e então obter o Certificado Oficial de Conclusão do GEDS, formando-o como um Design Regenerativo. Caso opte desde já por se inscrever no programa completo (cerca de 12 meses seguidos), você recebe um bom desconto e pode ir realizando cada dimensão no seu tempo, tendo até 36 meses para concluir o curso. 

Investimento e Inscrições


Por sermos uma instituição sem fins lucrativos registrada na Escócia, temos a possibilidade de oferecer nossos programas a um preço relativamente baixo, quando comparado a programas similares, considerando a carga horária elevada, a facilitação personalizada, um ambiente virtual de aprendizagem próprio e o excelente material didático que você receberá.

Ainda assim, estamos cientes de que as realidades econômicas locais são diferentes e portanto, temos um preço ainda mais especial para o programa em português, que é menos da metade da versão do mesmo programa em inglês.  

O custo deste valioso programa de formação profissional e transformação pessoal é de £ 175 (libras esterlinas) por cada dimensão. Caso opte desde o início pelo programa completo de 5 dimensões, há ainda um ótimo desconto ficando o valor total de £ 875 por £ 650, que pode ser parcelado em até 8 prestações mensais

Lembre-se que estamos falando de um programa de 80h de estudo ao longo de 8 semanas, com material didático inovador e exclusivo, aulas ao vivo, facilitação constante e acompanhamento personalizado, plataforma própria de e-learning e espaços de interação que fomentam uma comunidade vibrante de agentes de transformação glocal e potencializam o seu networking com uma rede de vanguarda em regeneração.


Inicie a sua jornada de transição regenerativa hoje mesmo!


GE_WEB_PROG_BRAND_LABELS_COLOR_LINE