ToT Brasil 2017

133

By Emmanuel Khodja, Unitar Fellow |

A previsão inicial eram 30 vagas, mas com 60 inscritos, May East e Rona Ribeiro aceitaram o desafio e agilmente redesenharam o possível para tornar o programa mais inclusivo e acessível (com o menor custo se comparado aos outros lugares). Com a ajuda da Equipe de Terra Una na produção, acrescentando a mim Emmanuel Khodja como apoio à facilitação (que agradeço pela oportunidade) e aproveitando a sabedoria do voar em bando, o ToT surpreendeu ao conseguir levantar voo com 40 participantes, deixando ainda uns 20 interessados na sala de espera da próxima turma.

Com milhares de gaianos no Brasil, a expectativa da turma era tão grande quanto sua pluralidade de visões e vontade de contribuir, dando início ao processo muito antes do ToT começar. Previsto para o segundo semestre de 2016, a turma foi adiada para abril de 2017, quando May colheu no campo de grupo a necessidade de acolher as diferentes vozes e conscientemente abrir espaço/tempo para ouvir as sugestões e abraçar a diversidade da comunidade brasileira.

Atenta ao fato que, voando com experientes gansos, o plano de voo pré-decolagem não traça o percurso no ar, a equipe de facilitação seguiu ao longo do ToT lendo a atmosfera cocriada pela turma e estudando o feedback que chegava em diferentes cores.

Na frequência do vMeme amarelo da Dinâmica da Espiral, May fez o uso consciente de outras cores e valores da espiral, assumindo a responsabilidade ativa para constantemente ajustar o programa, as dinâmicas e o conteúdo ao tempo disposto pelo grupo.

Com o passar dos dias, o desafio de aprendermos a (co)criar comunidade na diversidade pode ser experienciado também pelas duplas de facilitadores em treino, que foram instigados a saírem de suas zonas de conforto e acolherem a diferença entre si próprios. É provável que nesse momento, alguns tenham sentido falta do familiar e confortável vMeme verde, habitualmente presente nas atividades gaianas, conforme lemos no registro de avaliações como esta: “Eu gostei bastante. Mas esperava aprender um pouco mais de como podemos reproduzir a magia do Gaia Education”.

Cientes disso, a cada dia Rona magistralmente conduzia práticas de Mindfulness, oferecendo a chance de conexão interna e autofeedback de nossa presença. É possível também que a metodologia do ToT tenha surpreendido a alguns, por não oferecer pacotes de saberes embalados para presente, o que seria uma ilusão. Em vez disso, convidou os participantes a saírem da receptividade e pró-ativamente compartilharem seus saberes, com liberdade na escolha dos temas e dinâmicas realizadas, conduzindo assim cerca de metade do tempo de voo.


TOT Brazil

Fato é que a jornada de aprendizagem para consolidação do papel de facilitadores em Gaia, nos convida a expandir nossos horizontes conceituais e metodológicos, testando nossas crenças do que é melhor para sermos responsivos e eficazes no atual conceito de mundo VUCA (do inglês: Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo).

Nas avaliações online, o sucesso do ToT ficou registrado por 95% de aprovação (sendo 18% Satisfatório, 32% Bom e 45% Excelente) e por vozes como: “Empoderador e Transformador”, “Espetacular”, “Rico e Desafiante”, “Gratificante”.

Viver essa intensa experiência e dedicar uma semana de nosso tempo para colaborarmos no aprimoramento desse time de facilitadores, permitiu caminharmos sobre nosso discurso de “intersermos”, resgatando e honrando o espírito pioneiro do GEESE que vivenciou processo similar na criação do próprio coletivo, que segue se reinventando.

Que o bando de gansos brasileiro siga ofertando seu loveback para colaborar no giro da espiral evolutiva de Gaia Education, usando tanto dos ODS como de sua magia para encantar mais e mais gansos a alçarem voo, cujo bater de asas sinergiza zonas de influência e reverbera em ventos de mudança por toda Gaia.



0 comments

There are no comments yet. Be the first one to leave a comment!