Collab Jovem - conheça o projeto que oferece educação regenerativa e transformadora aos jovens

Projeto Collab Jovem Flor das Águas Gaia Education

O Collab Jovem é um projeto educacional, sustentável e transformador que ajuda jovens a descobrirem e se apropriarem de seu papel no mundo, dando-lhes um senso mais profundo de si mesmos e bases para a transformação pessoal e de suas comunidades.

Para saber mais sobre esse projeto incrível, nos reunimos com Gabriela Montenegro, idealizadora, gestora, e tutora do Collab Jovem. Ela nos contou como criou o projeto, quais foram os desafios e por que iniciativas como essa são tão importantes à medida que buscamos por mudanças no mundo.

‘O Collab Jovem conecta conteúdos educacionais sobre sustentabilidade e regeneração em uma jornada de aprendizagem híbrida e autodirigida que visa facilitar o Desenho do Projeto de Vida para Transição de cada um e promover a diversidade socioeconômica e cultural entre os jovens a partir de 14 anos.'




Por que você começou o Collab Jovem?

"Eu tinha um sonho de reunir a base das organizações regenerativas da minha formação sustentável: Gaia Education e o movimento Transition Towns. Hoje eu me coloco a serviço onde vivo, através de meus talentos em uma forma de designer de culturas regenerativas e aprendizagem autodirigida. Sou muito grata pelo que aprendi, como aprendi e com quem aprendi, e gostaria de devolver isso a essas organizações dentro dos princípios da ‘REconomy’, cuidando uns dos outros.

Eu tinha o sonho de passar esse conhecimento para o público com quem amo trabalhar, que é a juventude. A ideia era falar na diversidade e capacitar jovens de diferentes culturas e realidades socioeconômicas a se verem como agentes de mudança para a transição planetária durante suas jornadas de vida, apenas sendo quem são e se colocando em ação no mundo, com pequenas ações para cuidar de si, do outro, da sua comunidade e do Planeta.

Quando me juntei ao Transition Towns Hub no Brasil em 2020, vi a oportunidade de iniciar o Collab Jovem. Levei esse sonho para o círculo Transition Towns e para o hub brasileiro, e sonhamos juntos. O Collab tornou-se prioridade do círculo e uma das participantes do hub, Angélica Buonfiglioli, aceitou co-coordenar este projeto comigo. Então levamos a ideia do projeto para Sally Bogale, Co-Chefe Executiva do Gaia Education, e Manu Kodja, do Gaia Education Brasil. Eles também adoraram e apoiaram a ideia e, a partir daí, foi natural costurar com as outras organizações."


DSC01270DSC01187


Qual é o objetivo principal?

"O objetivo principal é que os jovens experimentem uma universidade gratuita, aprendendo de forma sustentável, em territórios educativos regenerativos, a partir de seus interesses e necessidades. Na Collab Youth, não há uma única trilha de aprendizagem, mas todas formam um mínimo de 40 horas. Honramos o conhecimento local de construção de comunidades de aprendizagem, mobilizamos os educadores das organizações envolvidas e pedimos que realizem uma experiência de cabeça, coração e mãos para um jovem ou para toda a comunidade envolvida, enquanto os jovens decidem o que querem aprender. A proposta pedagógica é simples, e a organização e apoio são complexos, mas muito reais e significativos.

Os educadores oferecem conhecimentos vinculados às quatro etapas de aprendizagem da UNESCO (que aqui demos outro nome para facilitar o entendimento local): EU COMIGO; EU COM O OUTRO; EU E O MUNDO; e EU NO MUNDO.

Os jovens se comprometem com a participação e, com o apoio dos tutores, escolhem o que querem e o que precisam aprender durante a jornada de aprendizagem híbrida, coletiva e individual. Simples, não é? A jornada de aprendizagem híbrida tem duração de seis meses - um total de 46 horas e acontecerá assim:

Mês 1: Será presencial no Espaço Flor das Águas, numa colônia de férias, incluindo 40 horas de vivências, workshops, oficinas de arte, saraus e rodas de conversa, com várias opções para os jovens escolherem quais desejam participar.

Meses 2 a 6: Encontros online, num total de 6 horas divididas em cinco encontros virtuais síncronos. O primeiro encontro, com duração de 2 horas, será para escolha do tutor que orientará o jovem na elaboração de seu projeto de vida para a transição. Os outros quatro encontros são para tutoria individual, que acontecerá uma vez por mês, com duração de 1 hora cada.

Outro objectivo principal é que o jovem possa desenhar o seu Projeto de Vida para a Transição de forma natural, com base nos seus talentos e nas potencialidades e desafios do território onde vive. E que o jovem faça esse desenho (sonhar, planejar, realizar, monitorar, ajustar o percurso e celebrar) com o apoio de uma rede ativa (funcionários, educadores, pais, familiares, amigos), e um tutor experiente em desenhar caminhos de aprendizagem auto-dirigidos."



DSC01512DSC01417


De onde veio a inspiração?

"Das experiências de construção de comunidade vividas nos programas do Gaia, da minha experiência como organizadora do Gaia Jovem e da formação do Cidades em Transição que realizei. Hoje sou, principalmente, treinadora com o ‘DPV - Desenho do Projeto de Vida’, um desdobramento do Gaia Jovem e do Transição na perspectiva da aprendizagem autodirigida."

DSC01449


Por que é tão importante capacitar os jovens para serem agentes de mudança?

“Por possuírem a força da juventude, são extremamente sensíveis às dores de si mesmos, dos outros e do mundo. Eles estão conectados a todas as formas de vida à medida que experimentam que o mundo é verdadeiro, por isso são altamente comprometidos quando encontram a verdade em algo. Eles precisam de pessoas que os escutem e os conduzam de maneira interessada, amorosa, sem julgamentos e sem buscar impor sua forma de aprender e o que aprender. Quando apoiamos que os jovens possam escolher seus caminhos, eles se apropriam de quem são e de sua força interna para serem agentes de mudança pelo que faz cada um deles levantar da cama em uma manhã chuvosa de domingo às 6 horas da manhã com alegria e entrega."

DSC01426DSC01519


Quais desafios você enfrentou ao criar o Collab Jovem?

"Criar algo novo com tantos atores requer paciência e cuidado; reunimos muitas pessoas fortes e poderosas! Garantir que a equipe estivesse o mais alinhada possível com a proposta pedagógica e confiar no que é diferente foi um desafio de muita colaboração, escuta e firmeza.

No entanto, o maior desafio foi e ainda é a captação de recursos para viabilizar o projeto - 24 jovens se inscreveram, dos quais 17 precisam de patrocínio!

Com doações pontuais de organizações parceiras e doações recorrentes de investidores em educação transformadora, a iniciativa já conseguiu apadrinhar 14 jovens. Vamos celebrar! Agora, faltam apenas três jovens para serem apadrinhados, e podemos pensar em multiplicar a transformação, abrindo novas turmas para 2023.

Qualquer um pode contribuir com esses patrocínios apoiando a campanha de crowdfunding na Benfeitoria - Collab Jovem e, se puder, compartilhe essa campanha para que mais investidores em educação transformadora possam apoiar jovens que estão descobrindo seu papel no mundo."


Clique aqui para saber mais sobre a iniciativa e apoiar a campanha:  Benfeitoria - Collab Jovem 

DSC01221


Quais são alguns dos seus momentos de maior orgulho durante o projeto?

“Quando vimos os educadores, que muitas vezes nem se conheciam porque trabalhavam em diferentes organizações, entregando-se com confiança e amor, colocando-se a serviço de acolher todos os jovens e funcionários que chegavam às suas oficinas.

Quando recebemos feedback dos pais sobre como seus filhos estão se sentindo após a imersão, e eles nos contam que pequenos convites feitos durante a imersão, como meditação, alimentação sustentável e liberdade do sofrimento animal, tornaram-se um hábito.

Quando um jovem como Maciel Angeli, que adora cozinhar, começa a aderir às receitas da comunidade de prática do Collab Jovem.

Ao acompanhar a tutoria, vemos eles sendo quem são em ação, alguns em pouco tempo atuando como agentes de mudança, como Julia Uemura:


"Ontem eu fiz um piquenique na minha faculdade para falar sobre mudanças climáticas. Eu estava organizando isso com um grupo por um tempo, e finalmente deu certo!!! Fiz uma meditação no início, discutimos muito sobre carreiras de impacto, Sustentabilidade X Regeneração e ação social. Percebi o quanto posso levar a Transição para os outros, eu amo isso demais!!! E o quanto aprendi a conectar espiritualidade e liderança para um mundo melhor! Muitas realizações pós-Collab Jovem. Obrigado, gente! Eu vou levar a Transição aonde quer que eu vá!!! Julia Uemura, 20 anos.


DSC01438DSC01334

A primeira etapa do Youth Collab - ‘Flor das Águas 2022’, em uma comunidade intencional na cidade de Cunha, interior de São Paulo, está concluída. 

Créditos de imagem e vídeo: Julio Stotz. @juliostotz
Siga o instagram do projeto: @collabjovem 

Você já ouviu falar de iniciativas semelhantes em sua comunidade ou país? Você tem um sonho semelhante ao de Gabriela de criar um espaço seguro para aprendizado, colaboração e ação?
Comente abaixo. Adoraríamos ouvir suas histórias! 💚

0 comments

There are no comments yet. Be the first one to leave a comment!