Inspirado pelo curso EDE, animador usa a imaginação para compartilhar futuros alternativos

image6

Nos reunimos com alguém extremamente inspirador que canaliza suas habilidades em comunicação e animação para criar um mundo alternativo edificante diante de nossas crises convergentes. Conheça a agência de publicidade que ele criou na Espanha e que trabalhou em muitos projetos para ONGs internacionais. Saiba como sua experiência em um de nossos programas EDE em Maiorca o incitou a criar uma série de filmes vislumbrando um futuro alternativo positivo baseado em ideias, movimentos e soluções atuais. 

É fácil ficar cheio de ansiedade climática e preocupação apocalíptica quando ouvimos falar de mudanças climáticas globais, crises ecológicas e sofrimento humano. Mas conheça o projeto lutando para trazer soluções alternativas e movimentos que estão acontecendo em todo o mundo para a grande mídia! Porque criar um futuro melhor começa com sermos capazes de imaginá-lo! 

"O EDE foi crucial para mim (e minha equipe) vislumbrar esse futuro alternativo, abrindo nossas mentes para um mundo totalmente novo de soluções e o “novo paradigma” que já está mudando o mundo."



Você pode se apresentar e nos dizer o que você faz? 

"Meu nome é Martin Haas e trabalho com animação e publicidade desde 1999. Comecei a trabalhar para grandes corporações até que percebi que o principal problema do meu trabalho eram meus clientes. Em 2009 decidi que não faria mais parte da máquina de lavagem cerebral gastando bilhões para vender às pessoas produtos de que não precisavam, e destruindo nosso mundo, e co-fundei a Implicate.org, uma agência de publicidade (com sede na Espanha) que só trabalha para projetos que tornam o mundo um lugar melhor. Desde então, trabalhei em campanhas para Unicef, Greenpeace, Amnesty, Oxfam, UNHCR, Ecologistas en Acción, Médicos del Mundo e muitas outras ONGs."


"No curso EDE, percebi que era preciso, mais do que expor os fios escuros que administram nossas sociedades, era mostrar que enquanto o “velho mundo” estava desmoronando, um novo estava nascendo. Que apesar de excluídos da grande mídia, havia inúmeras alternativas e soluções para a maioria dos nossos problemas coletivos e um crescente movimento mundial descentralizado trabalhando para transformá-los em realidade. Isso me fez mudar o foco do meu trabalho..."


O que inspira sua criatividade? 

"Acredito que a criatividade é uma habilidade (assim como desenhar) que podemos desenvolver tentando tornar consciente o processo de nosso pensamento, percebendo os caminhos automáticos que nosso cérebro escolhe ao desenvolver uma ideia e encontrando caminhos alternativos anteriormente invisíveis que levam para resultados diferentes. Então eu acho que é o mundo interior e desenvolver habilidades de auto-observação."

image1


Conte-nos sobre sua experiência com o programa EDE em Maiorca.
O que você fez? E como isso te impactou? 

"O programa EDE em Maiorca abriu absolutamente minha cabeça. Eu me inscrevi porque sempre me interessei por ecovilas como experimentos de como um mundo diferente e melhor poderia ser. Já tinha visitado Findhorn, Auroville, Huehuecoyotl e algumas outras, e tinha o sonho de me mudar para uma ecovila ou até mesmo criar uma nova com alguns amigos.

Eu estava ansioso para aprender Permacultura e todos os tipos de habilidades relacionadas a uma vida sustentável, mas descobri que era muito mais do que isso. A abordagem 4D (Ecológica, Social, Econômica e Visão de Mundo) me deu uma moldura para repensar minha vida e papel na sociedade, e fiquei chocado ao ver quantas soluções e movimentos estão trabalhando diariamente para criar as bases de uma nova era.

Antes de fazer o curso EDE, eu estava trabalhando em um projeto de documentário animado. Eu assisti a documentários mostrando o lado “escuro” do nosso mundo por muitos anos, como Zeitgeist, The Corporation, Fahrenheit 911, The Century of the Self, Food Inc. e afins, e queria criar um animado. Mas no curso EDE, percebi que era preciso, mais do que expor as cordas escuras que administram nossas sociedades, mostrar que enquanto o “velho mundo” estava desmoronando, um novo estava nascendo. Que apesar de excluídos da grande mídia, havia inúmeras alternativas e soluções para a maioria dos nossos problemas coletivos e um crescente movimento mundial descentralizado trabalhando para transformá-los em realidade. Isso me fez mudar o foco do meu trabalho, o projeto do documentário animado mudou completamente e nasceu o projeto “O futuro (im)possível”.

EDE_Mallorca


Do que se trata a série? Como a experiência EDE inspirou seu trabalho?

"A série se chama “O futuro (im)possível”. É sobre a crise de imaginação pela qual estamos passando (além da crise ecológica e social): quando vislumbramos nosso futuro, imagens apocalípticas vêm à nossa mente, alinhadas com o que vemos na maioria das séries e filmes de ficção científica. Há certamente muitas razões para acreditar que é onde vamos terminar. Mas se não podemos imaginar um futuro alternativo, estamos perdidos, pois só podemos criar um futuro que podemos imaginar. Nossa série quer ajudar a criar um vislumbre dessa visão alternativa (e melhor) ausente de nosso futuro com base em ideias, movimentos e soluções atuais.

O EDE foi crucial para mim (e minha equipe) vislumbrar esse futuro alternativo, abrindo nossas mentes para um mundo totalmente novo de soluções e para o “novo paradigma” que já está mudando o mundo."


image11

"Queremos alcançar pessoas que nunca ouviram falar de permacultura e dizer-lhes que tudo não está perdido, a menos que já tenhamos desistido. Que estamos vivendo em tempos extraordinários, e podemos não apenas ser os “salvadores” do velho mundo, mas os “fundadores” de um mundo melhor. A revolução está acontecendo e, mesmo que tenhamos poucas chances de sucesso, é hora de fazer a coisa certa (e pode até ser divertido!)."

Quão importante você considera o papel da arte/criatividade na sustentabilidade/eco-movimento?

"Acredito que é um momento em que todas as pessoas que sentem a dor que estamos causando em nosso planeta devem tentar questionar e reorientar suas vidas cotidianas, e os artistas não são exceção. Em outros momentos poderia ser bom ter uma carreira artística de sucesso, fazendo arte abstrata para museus, por exemplo. Mas, pessoalmente, sinto-me compelido a tentar fazer minha arte se conectar com o que os movimentos ativistas e as pessoas que trabalham em soluções estão fazendo. É hora da arte se conectar com os movimentos criando um futuro melhor."


Qual é o objetivo do filme? 

"Embora existam muitas soluções para nossos principais problemas e muitos movimentos para um futuro melhor, eles geralmente não aparecem na grande mídia. Nosso objetivo é atrair o maior número possível de pessoas para o "novo paradigma" mostrando esses movimentos e soluções de forma divertida através da animação. Queremos alcançar pessoas que nunca ouviram falar de permacultura e dizer-lhes que tudo não está perdido, a menos que já tenhamos desistido. Que estamos vivendo em tempos extraordinários, e podemos não apenas ser os “salvadores” do velho mundo, mas os “fundadores” de um mundo melhor. A revolução está acontecendo, e mesmo que tenhamos poucas chances de sucesso, é hora de fazer a coisa certa (e pode até ser divertido!)"



Como foi conhecer Daniel Wahl? Ele lhe deu algum insight e conselho? 

"O curso experimental EDE em Maiorca foi co-organizado por Daniel Wahl, que trouxe não apenas muito conhecimento, mas um coração muito grande, como vimos em muitas atividades de grupo que ele organizou. Isso resultou em uma experiência muito tocante para mim e, a partir daí, entramos em contato. Após o curso, entrei em contato com ele porque queria criar uma espécie de escola de permacultura, mas depois percebi que o melhor que podia fazer era algo relacionado às minhas habilidades de comunicação e focado no projeto O (im)possível Futuro. Desde então (há cerca de 12 anos), ele nos assessorou no projeto, nos ajudando com nossa linha “editorial”, sugerindo temas e ideias, revisando nossos roteiros e nos conectando com outros movimentos.
No EDE também tive a sorte de conhecer grandes pessoas como Jonathan Dawson, Albert Bates, Lisa Shaw e May East, entre outros...
"



Quando a série animada será lançada? 

"Ainda não sei a data de lançamento da série. Esperamos terminá-la em março, e será exibida pela primeira vez na mídia estatal argentina (tv e online), pois foi financiada pelo nosso Ministério da Cultura. Ainda não sabemos para onde vai depois…

Antes de receber o apoio financeiro do Ministério da Cultura, trabalhávamos com mais de 100 voluntários de vários países. Fizemos seis curtas-metragens que você pode encontrar em www.theimpossiblefuture.org (www.elfuturoimposible.org em Espanhol)."


Dear darkening ground

Um poema de Rainer Maria Rilke, lido por Vandana Shiva, animado coletivamente por @the.impossible.future e apresentado por Daniel Wahl.



image1image5

Conecte-se com o Impossible Future Collective através de seus canais de mídia social: 

Website - https://theimpossiblefuture.org/dear-darkening-ground/ 
Instagram - https://www.instagram.com/the.impossible.future/ 

0 comments

There are no comments yet. Be the first one to leave a comment!